Fim da isenção de taxa sobre compras até 50 dólares afeta compradores com menor poder aquisitivo

O Fim da isenção de taxa sobre compras até 50 dólares afeta compradores com menor poder aquisitivo do Brasil que adquirem produtos importados de baixo valor. Antes da medida anunciada pelo Governo Federal, as encomendas com valor declarado de até USD 50, com transação entre pessoas físicas, estavam isentas de cobrança de impostos e taxas aduaneiras. Com a mudança, todas as mercadorias importadas passaram a estar sujeitas à cobrança de impostos logo na entrada no país, o que pode encarecer significativamente o valor final dos produtos.

Quais produtos serão mais afetados pela taxação?

Essa mudança especialmente impacta os consumidores que compram produtos exclusivos de fora do país, como roupas, acessórios, instrumentos musicais, produtos eletrônicos, entre outros. Muitos desses itens podem ter um custo menor no exterior, e, com a isenção de impostos de USD 50, consumidores brasileiros podiam economizar ao adquiri-los.

Quem será mais prejudicado com a taxação indiscriminada?

Com a cobrança de impostos aplicada a todas as encomendas internacionais, o preço final desses produtos pode tornar-se inviável para muitos, principalmente para aqueles que prezam por produtos de qualidade e exclusividade, ou até mesmo para aqueles que possuem menor poder aquisitivo. Isso pode afetar diretamente pequenos e médios empreendedores, que importam produtos para revender no mercado nacional, afetando também a economia nacional.

Fim da isenção de taxa sobre compras até 50 dólares afeta compradores com menor poder aquisitivo
Fim da isenção de taxa sobre compras até 50 dólares afeta compradores com menor poder aquisitivo. Imagem ©: reprodução / internet.
Teremos o maior prazer em ouvir seus pensamentos

Deixe uma Comentário

Info Expert Maricá
Logo